segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Post do dia 22/09 – Reconhecimento profissional

Como explicado na sexta-feira, tive problemas com o arquivo dos posts de 22 e 23/09, mas os reescrevi e cá estão (atrasados, mas estão!):


Qual é a importância verdadeira do reconhecimento profissional? O que isso tem de tão importante, que muitas vezes por falta de tal, pessoas preferem mudar de seus empregos (mesmo quem a questão salário esteja satisfatória)?

O Reconhecimento Profissional é aquele onde você recebe um elogio quando faz mais que sua verdadeira atividade ou quando desenvolve algo que agrega valor para a equipe, é aquele que usam o seu nome para falar quando realmente foi você quem fez algo certo... e coisas assim.

Há quem discorde da necessidade de incentivar um funcionário ou alguém da equipe elogiando (profissionalmente) a pessoa. E há pessoas ruins, que preferem não elogiar uma pessoa por mera inveja (profissional também). E você? Tem reconhecido o trabalho daqueles ao seu redor? Tem sido reconhecida pela sua equipe ou pelo seu superior?

O reconhecimento faz parte do serviço. Faz falta. Não devemos pensar que “você ganha para isso”, pois dinheiro nem sempre é suficiente. Não é só por dinheiro que pessoas trabalham, muitas trabalham por prazer (e há quem não entenda isso!).

Falta de reconhecimento faz bons profissionais irem embora, desanima quem poderia dar muito mais dentro da empresa, revolta quem é mais “cabeça-quente” e acaba gerando climas tensos nas equipes.

E para quê passar tudo isso, se é só ser sincero com o outro em relação ao seu serviço? Falar um “parabéns” ou um “muito bem feito”? Fazer o outro se sentir útil e não só mais um peão nesse tabuleiro?

Se você (primeiro, se garanta que está fazendo as coisas direito) não tem esse reconhecimento no seu trabalho e sente necessitada disso, peça um feedback ao seu superior. Explique que você gostaria de saber a imagem que você tem passado para a equipe, com o intuito de melhorar o seu desempenho profissional. 
Se eles não o fazem por conta própria, não sinta vergonha de pedir. Peça. É seu direito.

Já o outro lado – reconhecer o serviço dos outros – também é uma ótima atividade. Não só para o outro, mas para você também. Aquelas pessoas que fazem serviços com você no dia-a-dia e que você percebeu que fez um esforço maior que o regular, para poder te ajudar, então elogie. Agradeça. Essas atitudes são satisfatórias para nós mesmas. É bom falar algo simples como “você foi muito rápido nesse serviço, obrigada” e ver nos olhos da outra pessoa uma gratificação por aquilo.

Reconheça. Lute para ser reconhecida.

Trabalho não é somente uma “compra de mão de obra”, onde o dinheiro entra e o serviço tem que sair. O seu trabalho tem que ser algo satisfatório para você, assim você dará o seu melhor e terá mais reconhecimento. Aí será mais prazeroso, você irá trabalhar melhor e passará a ganhar mais. Sentirá mais gosto naquilo que faz, fará melhor ainda... consegue enxergar o ótimo círculo?


Bom dia, boa tarde e boa noite. E até amanhã!

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