quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Falsos Profissionais

Tenha certeza que você conhece um falso profissional. Conhece sim, é só pensar.

Olha para um lado, olha para o outro – tem alguém aí que enche a boca para dizer que sabe falar seiláquantas línguas (eu nunca ouvi! e você?) ou que é capaz disso ou aquilo (mesmo isso sendo contraditório ao que se vê no dia-a-dia) ou que exagera demais a quantidade de trabalho que tem para fazer para todos ouvirem o quanto essa pessoa é requisitada ou alguém cujas experiências profissionais não batem com o perfil? (Tipo assim, resolvi parar por aqui porque os exemplos são muitos!)

Tcharam! Achamos o nosso falso profissional.

Ser um falso profissional é uma das situações mais tristes que alguém pode passar em sua carreira. Porque ele se engana, talvez ele engane alguns ao seu redor, mas nunca tem uma vida profissional satisfatória.

Existem desses em todas as empresas, em todas as áreas. E por que cargas d água eu resolvi falar sobre eles? Porque não quero que vocês se permitam tornar falsas profissionais.

Eu não vou te julgar, eu nem vou saber, mas para e pensa: você realmente sabe fazer as coisas que coloca em seu currículo? Você sabe fazer os procedimentos que precisa para seu trabalho rolar bem? Você se empenha em conhecer mais e se aprimorar? Ou você “empurra” o serviço com o conhecimento que tem, enganando-se de que “sempre foi assim, não preciso aprender mais”?

Não sou uma exímia profissional, nem perfeita, nem ótima, nem muita boa – vamos dizer: uma boa profissional, tenho muito a aprender ainda. Mas algo que eu me previno de não tornar é uma falsa profissional.

Repara em você, no seu serviço, no que falam de você (por mais que muitas vezes discordamos do que falam de nós, se a maioria está falando é porque algo tem... e só você não tá percebendo!) e defina: você tem sido uma falsa profissional?

 Se a resposta for sim, o post da semana que vem será em especial para você (ou para aquela sua colega de trabalho de você está olhando de canto de olho enquanto lê esse post. Cuidado! Ela pode estar lendo a mesma coisa e pensando em você. rs*)!

=)



Bom dia, boa tarde e boa noite. E até amanhã!

Nenhum comentário: