quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O bem e o mal que a Internet nos faz (sites de buscas)

Assunto “Internet” é amplo demais, por esta razão hoje me limitarei a falar somente sobre sites de buscas.

Primeiro, vou falar o lado “mal” dos sites (que só é mal para quem permite) e para isso vou escrever um textinho da Super Interessante desse mês, página 20:

USO DA INTERNET PODE AFETAR MEMÓRIA
Um estudo da Universidade Columbia provou na prática, pela primeira vez, um conceito que tem gerado polêmica nos últimos anos: o uso da internet pode reduzir a capacidade de memorização das pessoas. Um grupo de 106 voluntários foi submetido a 4 baterias de testes de memória – sendo que, na metade dos casos, tinham computador para ajudar. Esses voluntários ficaram dependentes da máquina e se saíram mal quando não tinha acesso a ela. Segundo os cientistas, isso acontece porque as pessoas delegam ao Google a obrigação de se lembrar das coisas. (Super Interessante, edição 295 – SET/2011, página 20)


Eu concordo plenamente com o artigo acima. Já aconteceu comigo – fã de sites de buscas – de não me lembrar de pequenas informações, pois toda vez que alguém me perguntava eu simplesmente “jogava no Google”. Isso mudou, depois de O Caderno (assunto para outro post... He He!).

Acontece que a atitude de pesquisar algo vicia, e toda vez que lhe é feito uma pergunta, há pessoas que nem pensam na resposta e já se jogam na net para encontrar a resposta "mais rápido". Eu defino como um “mal” a partir do momento que você já não se lembra mais a informação encontrada no dia anterior.

Já o oposto – quem nunca pesquisa nada em sites – também não é aconselhável. De vez em quando, aparece cada pergunta esquisita para a gente, não é mesmo? As pessoas que assessoramos nos pedem uma “ajudinha” em um assunto – nunca antes ouvido por nós – e o que nós respondemos? “Ah, sim, vou verificar e já te aviso.”
Isso mesmo, atue como se soubesse de tudo. Sou super a favor dessa atitude. Agora, já que agiu assim, só lhe falta descobrir a resposta para o assunto misterioso. Onde achamos isso? Na internet. (Eureca!)

Para aquelas que nunca usam os sites, eu sugiro que o façam. Já ouvi estórias de secretárias que não sabiam o número de telefone do PABX de um famoso hotel e estavam “descabeladas” procurando nas agendas. Nesses casos, Google nele!

O aconselhável é o uso consciente dos sites de busca (ixe, nem vou entrar no assunto relacionado aos estudos/trabalhos/tcc de universidade, senão o post fica loooongo). Surgiu um assunto muito diferente? Pesquise. Achou a informação? Passa para quem solicitou. Você acha que poderá precisar disso de novo? Anote em O Caderno (calma que eu já vou explicar isso... num outro dia! rs*).

Assim, você demonstra que é informada, preparada e organizada. E não é dependente do viciante (estou em reabilitação dele) Google e seus amigos.

Bom dia, boa tarde e boa noite. E até amanhã!
(Sexta! Uhu!)

Nenhum comentário: