quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Explicação é importante

(Post publicado somente em 29/9, pois tive uma demanda maior do que esperada no serviço, eu cheguei destruída em casa e “desmaiei” em minha cama. Desculpa meninas!)

Devidos acontecimentos em minha vida, tanto pessoal quanto profissional, mais do que nunca parei para pensar na importância que uma explicação. Uma explicação clara e com argumentos lógicos, obviamente. Não estou falando daquelas respostas “Faça isso, porque é assim e sempre foi assim”, estou falando de explicações abertas que jogam limpo com quem está as ouvindo.

Não sei para você, mas eu me frustro em momentos que devo acatar ordens sem saber o porquê exato. Ou ver mudanças acontecerem sem ter um racional motivo. Vou parar por aqui porque a lista é grande.

E como eu não posso mudar o jeito como as pessoas agem conosco, trago esse assunto para você refletir se você dá a devida importância para as explicações que você é responsável e para as explicações que você tem direito de receber.

Por exemplo, para aquelas que têm filhos (ainda não tive esse prazer!), se seu filho pequeno te faz uma pergunta, você é do tipo que responde “Porque sim!”?

Ou um exemplo para aquelas que têm subordinados ou assistentes, você é do tipo que pede um serviço ou passa um serviço sem explicar porque a pessoa está fazendo aquilo?

Como é que alguém dará valor para a atividade que você solicitou (seja qual for, desde minúscula até grandiosa – se fosse pediu um serviço, este tem que ter um motivo) se a pessoa nem sabe por que está fazendo aquilo?

Aproveitando o gancho, quero levantar a dúvida se fosse dá o valor devido para as atividades que realiza e se você sabe o porquê as faz.

Nós, secretárias, que recebemos muitos pedidos de serviços, nem sempre sabemos o motivo que estamos realizando e nem mesmo a finalidade. Não seria legal saber? Para dar o devido valor a sua parte do processo? É muito errado pedir para nosso superior dar uma “passada por cima” e explicar o motivo de certos serviços?

O que quero propor é uma mudança de atitude no ambiente de trabalho (of course!), na qual nós nos posicionamos a pedir explicações sobre nossos serviços e darmos mais valor para os mesmo. Se você sabe o motivo do seu serviço, acaba conhecendo melhor o processo. Isso ajuda a entender o todo do funcionamento da atividade, o que pode ajudar a trazer novas idéias e melhorias, que irão te ajudar no dia-a-dia.

E se uma situação não tiver uma explicação, cuidado, pois a pessoa pode estar pensando “Se explico, me complico” e, então, por que você deveria estar fazendo tal serviço?

Bom dia, boa tarde ou boa noite. E até amanhã!

Nenhum comentário: