terça-feira, 27 de setembro de 2011

Livro - Every Other Thrusday (parte III de IV)

A autora do livro tirou todos aqueles conselhos da semana passada, do Grupo de apoio (formado por pessoas de uma mesma área profissional).
E o motivo de eu ter achado que esse livro serviria para um grupo de leitoras secretárias é que na nossa profissão muito aprendemos conversando umas com as outras.
 
Para quem perdeu: parte I e parte II. Podem clicar! =)
 
Antes de fazer a minha conclusão do livro, segue a explicação em como montar o seu Grupo:

- Os encontros devem ter datas estabelecidas para acontecerem (uma vez por semana ou a cada 15 dias ou mensalmente, etc) e devem ser compostos somente por pessoas de uma mesma área;
- Os assuntos a serem abordados devem ser de caráter profissional (mas é claro que se um assunto particular surgir, não há problemas);
- Como não há uma liderança no Grupo, todas são iguais, o facilitador da reunião será a pessoa que ceder sua casa para aquela reunião em específico (é legal que cada encontro seja em uma casa de participante, assim cria um clima de intimidade);
- Antes de ir para a reunião do Grupo, escreva ou liste quais assuntos você gostaria de falar sobre;
- Cada pessoa deverá informar quantos minutos irá usar (05, 10, 15 ou quantos precisar) e esse tempo deve ser levado rigorosamente a sério. Isso fará com quem está falando se concentre no seu trabalho e pense antes do encontro sobre quais assuntos trará ao Grupo;
- O facilitador (a pessoa que está conduzindo o encontro do dia) é o responsável em controlar o horário de cada um. Depois que o tempo estipulado acabar, o facilitador deve perguntar se a pessoa quer mais tempo e quanto tempo;

Se possível, os encontros do Grupo devem ser à noite. Quando estamos cansados de um dia de trabalho, nos abrimos melhor para desabafar. Evite as manhãs, pessoas com sono não levariam o trabalho do Grupo a sério.

- Somente depois que todos os membros falarem o que haviam definido para expor e os outros membros darem suas sugestões com o , os participantes poderão dizer seus “strokes”.
Stroke: observação positiva sobre qualquer outro membro do Grupo. Para dizer um stroke, o membro deve anunciar que irá fazê-lo e dizer para quem, aquele que receber o stroke deverá ouvir e dizer somente “obrigada” ou algo assim (a idéia é aceitar o stroke e não protestar contra ele; caso seja algo difícil para a pessoa acreditar sobre si mesma, ela pode responder algo como “Isso é difícil aceitar, mas obrigada”). É mais fácil falar um stroke do que receber, porém é tão prazeroso quanto. 
- Os membros do Grupo devem dar suas sugestões ou fazer comentários de forma sábia e madura. Criticar ou discordar são atitudes que não irão agregar nenhum valor ao Grupo.
- Após expor os seus “problemas” e ouvir as sugestões/comentários dos outros membros, essa pessoa deverá elaborar um contract.
Contracts: são formulações de objetivos; podem ser objetivos para a próxima semana, mês, ano ou futuro. Trabalhar com os contracts (passos) ajudam a visualizar melhor os passos do seu problema e analisar suas soluções. Lembrar de sempre anotar seus “passos” e a solução dos mesmos. Isso servirá como um diário para que você sempre se lembre, caso volte a ter problema com o mesmo assunto. O “passo” deve ser possível e positivo. Eles devem ser específicos e com um prazo para realização.

Alguns pontos a considerar ao estabelecer um Grupo
O ponto principal é ter no Grupo membros que apóiem um ao outro, procurando a solução mais aplicável para um problema.
Apoio, solução e aplicável são as palavras chaves.
Honestidade ao dar um feedback e ao expor seu problema é essencial. Será muito menos útil se as pessoas tentarem agradar as outras, seja apresentando um problema ou dando um feedback.
Retorno do Grupo é valioso, porque pode ser neutro se comparando com as outras fontes de apoio que temos (família, amigos, etc.).
A habilidade de ouvir é tão importante quanto à habilidade de falar.
No início de um Grupo, é provavelmente melhor focar somente na área profissional. Não é preciso ser amigo próximo ou parente para participar de um Grupo; participe do Grupo para adquirir experiências, ajuda prática e apoio emocional.
Separe uma parte do encontro para uma interação mais informal (por exemplo: um momento para alimentação).
O tamanho de um grupo pode variar, mas sete ou oito membros é uma quantidade razoável. Aceitar mais membros é uma decisão conjunta de todos os participantes.
Um Grupo de apoio profissional deve ser composto por pessoas que trabalhem na mesma área. Uma vez que o Grupo é formado por pessoas de uma mesma área, é importante deixar a competição profissional de fora.

Bom, segue acima todas as diquinhas se alguém quiser, um dia, montar ou participar de um Grupo de Apoio Profissional.
Eu, honestamente, acho essa ideia genial! E pretendo colocá-la em prática o quanto antes.

Bom dia, boa tarde ou boa noite. E até amanhã!

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