segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Post de 23/09 – Intercâmbio – eu recomendo de coração!

Tá, eu sou suspeita para falar sobre intercâmbio. Eu amo viajar. Amo conhecer pessoas novas. E adoro me meter em enrascadas. Resumindo: sou perfeita para intercâmbios!

Mas deixando as brincadeiras de lado, eu recomendo intercâmbio para todas as pessoas que sentiram um leve desejo de fazê-lo. O desejo deu aquela beliscadinha, se prepara e vai! Não pense muito.

O motivo de eu incentivar tanto? Por causa da minha própria experiência. Durante meu intercâmbio do ano passado, eu adquiri mais conhecimento do que eu havia conquistado nos últimos cinco anos por aqui. Não estou colocando a “culpa” no Brasil e engrandecendo outros países, estou falando sobre aprender a se virar. E se você acha que já é bem grandinha e sabe se virar, em outro país você não estará tão segura assim.

Você desembarca em outro país, não domina a língua 100%, não conhece bem a localidade, mas agora você mora ali. Resultado disso: aprender a cuidar verdadeiramente de você.
O ponto principal de um intercâmbio é aprender uma nova língua e conhecer uma nova cultura, concordo plenamente.
Mas o que surpreende lá é que você aprende a lidar com você e conhece uma nova você. 

Longe das pessoas que você já sente conforto ao lado, você será (e garanto isso!) verdadeiramente você, sem máscaras. Eu conhecia muitos defeitos em mim. Defeitos que percebi que eu não queria demonstrar quando fazia minhas novas dezenas de amigos, mas que aqui no Brasil (aqui com meus amigos de muitos anos), eu usava e abusava desses defeitos e todos já estavam acostumados. Quando percebi que não queria passar essa imagem para essas novas pessoas, me perguntei o porquê então eu continuaria a agir dessa maneira com os “velhos” amigos.

Eu amadureci mais do que eu achei que fosse capaz de amadurecer. Isso porque estava longe das pessoas que eu sempre recorria quando tinha um problema e que, por me amarem, sempre me socorreram. No instante que eu estava sozinha e tive que fazer a minha parte na minha vida, aprendi muito (puxa! E errei muito mais, sim. Mas erros que me renderam aprendizados). 
E olha só, para mim, foi muito melhor assim.

Trouxe esse assunto hoje, para falar sobre uma terceira visão do intercâmbio. Todos falam sobre “aprender um idioma e conhecer uma nova cultura”, eu preferi falar sobre uma terceira face “conhecer você de verdade”.
E para quem quer fazer intercâmbio, vai minha filha, vai! Eu recomendo!

Bom dia, boa tarde e boa noite. E até mais!

Nenhum comentário: