quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Qual é o perfil da secretária moderna de hoje?

(Explicando a ausência de ontem, eu esqueci  de comentar que fins de semana e, também, FERIADOS seriam dias de folga para Carol).


Vou aproveitar o início do blog para falar sobre umas das polêmicas questões que envolvem nossa profissão. “Qual é o perfil da secretária moderna?”

Eu não tenho uma resposta. Mas me falta uma resposta exata, porque me surgem mil “respostas” ao mesmo tempo. Mil qualidades pulam em minha mente, como se estas estivessem obrigatoriamente ligadas nas palavras “secretária moderna”.
Você sabe do que eu estou falando. Palavrinhas como “eficiente”, “proativa”, “organizada” e muitas outras que todas nós ouvimos sempre. Ouvimos em nosso técnico de secretariado, depois fomos para a universidade e ouvimos lá também. Lemos em matérias. Assistimos em palestras. Em todo lugar há alguém descrevendo o perfil da secretária moderna com palavras que nós estamos mais do que “carecas” em saber.
A minha indagação é: se nós estamos questionando sobre um perfil MODERNO, como é que podemos ainda estar repetindo a mesma “fórmula” nos últimos 10 anos?
Voltando um pouco ao passado da secretária, nós tivemos diversos “perfis” que definiram a nossa profissão.
A secretária lá no início (bem no comecinho) era uma executora de tarefa, que filtrava ligações e era o “cartão de visita” (bonita, arrumada, com boa postura...) da empresa - isso porque o mercado de trabalho era predominante de homens, consequentemente, tinha uma cultura machista e subjulgava a capacidade da mulher em trabalhar e as avaliavam por sua beleza.
(Claro que havia outras qualidades, mas eu estou generalizando no intuito de resumir a situação para poder concluir uma linha de pensamento).

Depois desse perfil citado acima, o que conseguimos associar a uma secretária?
Uma profissional que mostrou sua capacidade de lidar com a rotina administrativa e foi aumentando as suas demandas e sua participação no ambiente de trabalho. Foi nesse momento, eu acredito, que nasceu a necessidade da secretária de demonstrar sua proatividade, eficiência, organização (aumenta a demanda, aumenta a necessidade de organização – isso é fato) e outras qualidades. No meu ponto de vista, esse é o perfil que fez nascer a definição que usamos até hoje como secretária moderna.
Se alguém me perguntasse “qual é o perfil da secretária moderna para hoje?”, eu diria: trazendo todo o perfil já conhecido de uma secretária, para ser considerada moderna é necessário ser capaz de lidar com as facilidades tecnológicas. É ser rápida para adquirir conhecimentos das novidades que possam facilitar o seu serviço com a mesma velocidade que tais equipamentos são aprimorados.
Pense nisso. Você tem buscado ser uma secretária moderna ou está satisfeita da maneira como está? (O que eu julgo um perfil ainda muito bom e útil para as empresas)
O “desmembrar” dessa definição é algo que deixarei para um próximo post. Espero que vocês acompanhem!

Bom dia, boa tarde ou boa noite. E até amanhã!

Nenhum comentário: