terça-feira, 13 de setembro de 2011

Livro: Every Other Thursday (parte I de IV)

Parte I


Como explicado semana passada, terça feira é dia para falar de livro (Iupê!). E para inaugurar esse tema, eu escolhi o livro Every Other Thursday - Stories and Strategies from Successful Women Scientists, da autora Ellen Daniell.




Eu li esse livro enquanto ainda morava na Irlanda e a escolha dele foi bem aleatória em um dia de passeio pela biblioteca pública de Dublin. Quando li seu prefácio, achei que o tema seria muito útil para uma idéia que eu já tinha em mente e por isso resolvi fazer um “resumo” das partes que considerei útil.


Hoje, vou usar meu resumo para falar sobre esse livro aqui no blog. Como não há uma versão do livro em português e nem está disponível no Google Livros (encontrei no Amazon.com, caso alguém queira comprar), achei que seria válido compartilhar todas as minhas anotações com vocês, queridas secretárias.


Resumão do livro: Ellen e mais algumas amigas cientistas montaram um grupo para darem apoio uma a outra, em relação a profissão delas (campo dominado por homens). E dessa incrível experiência, Ellen passou para o livro os melhores aprendizados e conselhos que o grupo adquiriu com o passar dos anos.


A autora desse livro defende a idéia de que “um grupo de apoio, formado pelos profissionais de uma mesma área, pode ajudar a lidar com as dificuldades que a rotina de trabalho pode trazer para cada indivíduo. O objetivo do Grupo, como ela o chama, é de cooperação em um mundo competitivo. Muito dos medos, dúvidas, preocupações em relação a sua profissão, são motivadas pela sensação de se estar sozinho (principalmente se você tem considerado a sua profissão minoritária em comparação com as outras).

Os problemas expostos dentro de um Grupo podem ser analisados pelos membros do mesmo trazendo soluções práticas. Qualquer um que se sinta isolado (não há ninguém ao seu lado) em sua condição profissional poderá receber honestos feedbacks – que beneficiam tanto o grupo quanto a si mesmo – de um porto seguro onde todos estão ao seu favor.

Intimidade e confiança em outras pessoas para encorajamento e conselhos é uma fonte de poder, e não um sinal de fraqueza.

Grupos de apoio são validos para encarar qualquer tipo de desafios – desde uma mudança de carreira até um simples problemas no ambiente de trabalho.

O processo não é sobre receber conselhos em como agir, como fazer as coisas, como ser um bom profissional; o conceito do Grupo é de apoio, discussão e práticas soluções baseadas na experiência já vivida por outros. O ponto essencial de um Grupo é sobre o poder de NÃO tentar seguir sozinho.

Grupos reúnem pessoas que dividem preocupações os quais, em outra ocasião, estariam isolados – separados uns dos outros. Pessoas que encaram os seus problemas sozinhas, nem sempre são sinceras com a sua realidade. Dividir isso com Grupo faz com que a visão do problema seja mais realista e assim mais prático de encontrar uma solução.

Ser sincero com você e com o Grupo é essencial. Pessoas que acham que conseguem resolver todos os seus problemas sozinhas, muitas vezes não encontram a solução por estarem focadas nos sentimentos que tal problema as proporciona – frustração, raiva, tristeza, e outros”.
 

 
Semana que vem continuarei com esse livro.

Espero que gostem!!


Bom dia, boa tarde ou boa noite. E até amanhã!

Nenhum comentário: