terça-feira, 18 de outubro de 2011

Livro - Every Other Thrusday (parte IV de IV)

Finalmente termino hoje os posts sobre o livro Every Other Thrusday,

Dividi em três posts sobre o livro e esse último será sobre o motivo que escolhi trazer esse assunto para minhas queridas secretárias.

Se você perdeu algum das publicações anteriores, veja o primeiro aqui, o segundo aqui e o terceiro aqui. =)


Aprender algo em um curso ajuda muito uma profissional de secretariado, obviamente. E o tempo de serviço, a experiência do dia-a-dia conta como diferencial. E se houvesse uma maneira de acelerar esse conhecimento que a experiência profissional permite, de forma a aprender mais?

Foi pensando nisso que eu achei a ideia de um Grupo consideravelmente viável para a nossa profissão. Um Grupo é um lugar onde se tem apoio, um lugar para desabafos e que ao mesmo tempo você aprende com a experiência da outra.

Eu adoro conversar com secretárias e ouvir como era sua rotina em um antigo emprego ou quais situações malucas ela já se encontrou, porque daí eu absorvo experiência, me imagino na situação da pessoa e penso o que eu faria como se estivesse no lugar dela. Pode parecer bobeira, mas isso agregou muita informação para mim. Se alguém que estiver lendo isso me conhecer, vai poder afirmar que eu sempre estou perguntando em conversas “e aí, como está no seu serviço?”. Isso tanto para secretárias, como outras pessoas.

Um exemplo bobo: eu trabalhava com o sistema SAP, como usuária, quando era secretária no meu antigo emprego. Quando fui morar na Irlanda, dividi casa com um rapaz que programava transações no sistema SAP. Nada a ver com o que eu fazia, obviamente. Mas, em um conversa longa sobre nossos serviços, ele foi comentando detalhes das situações que ele passou e tal e foi falando sobre isso e aquilo que ele fazia. Quando menos percebi, eu estava entendendo um problema que eu passava como usuária que eu nunca iria entender se continuasse somente com o meu ponto de vista sobre aquilo.


Antes de ler esse livro, eu já havia pensado que seria muito interessante que alguma aula na faculdade as alunas somente falassem sobre suas rotinas. Tinha pensado isso, porque quando alguém levantava a mão na sala de aula e começava a falar de um problema e uma outra alguém respondia com alguma solução simples – tirada de alguma experiência – eu achava fascinante (principalmente por me considerar muito nova na profissão).


Concluindo: trouxe esse livro para vocês, pois acredito que a proposta de um Grupo de Apoio Profissional é muito válida.

E se um dia alguém montar um Grupo, eu adoraria ser convidada.

=)


Bom dia, boa tarde ou boa noite. E até amanhã!


Nenhum comentário: