sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dica para quem quer economizar

Se você consegue comprar um carro ou uma casa ou fazer um intercâmbio sem precisar economizar grana por um tempo, pode ignorar esse post.

Se você é, uma mera mortal, como eu e precisa economizar muito para conseguir tais coisas, pode ler esse post (e entender que você não é a única com sérios problemas para poupar dinheiro).

Tenho muitos planos e todos eles envolvem a necessidade de ter dinheiro em quantias consideráveis. O sonho do momento é arranjar o meu cafofo (ou seja, comprar um apartamento). E para isso acontecer decidi que vou juntar uma boa quantidade para pagar na entrada e o resto será por financiamento mesmo. Como esse sonho é para só daqui 03 aninhos, eu tenho tempo suficiente para encher o meu porquinho com moedas. E como fazer isso? Eu não segui nenhum manual e nem estudei o assunto. Faço o que está sendo mais viável para mim, portanto vou sugerir a vocês o que eu estou fazendo (não que este seja a maneira correta de economizar ou a mais inteligente) – mas vai que serve para alguém, né?

Eu resolvi guardar 50% no meu salário líquido (sim, tem vezes que eu quero chorar!) para alcançar uma cota de grana bem legal para meu cafofo.

Para guardar tudo isso, um mês antes do início da tortura, digo, economia, eu anotei todos – eu disse TODOS – os gastos que tive. Desde 0,60 centavos gastos com chicletes até 210,00 gastos com produtos de beleza.

Tudo anotadinho numa planilhinhazinha colada em minha agenda de papel (adoro agendas de papel!).

É assim o modelinho da tal planilha:

Data
Gasto
Valor










































Chegou o final do mês e eu somei timtim-por-timtim. Com esse valor X eu percebi que estava gastando quase 600,00 reais a mais do que eu poderia gastar no próximo mês para alcançar minha meta de 50% do salário líquido para a poupança

Voltei nas linhas da planilhinhazinha e fui identificando quais gastos eram desnecessários, quais podiam ser reduzidos, quais eram fixos e essenciais (que aí eu já considerei para o mês seguinte) e assim foi.

Eu sabia para onde ia meu dinheiro, mas não tinha noção de como eu estava desperdiçando ele. Vendo os gastos anotados um por um, passei a controlar melhor minhas compras (tipo assim, tava ali na minha cara que eu havia comprado dois sapatos no mês anterior e acabara de comprar mais um – aquilo não tinha necessidade).



Agora eu tenho um compromisso comigo mesma de estipular um valor que posso gastar por mês e controlar (com minha super-duper planilhinha) todos meus gastos.

Está funcionando bem, posso garantir.

Essa é a minha sugestão para quem quer economizar. Anote, minha querida secretária, anote tudo!



Bom dia, boa tarde ou boa noite. E até segunda!

Nenhum comentário: